Vasco – com, e sem, Gilles Chaillêt

24-02-2014 22:08

 

Vasco – com, e sem, Gilles Chaillêt

 

Senhor de um excelente desenho, a que aliava uma narrativa empolgante, com excelente ritmo, rigor histórico, e uma intriga formidável, o criador de Vasco, Gilles Chaillet, recebeu ao longo da sua carreira vários prémios prestigiantes, como o "Hadrien d'Or" em 2003 no Festival BD de Vaison-la-Romaine, em França, e o "Yellow Kid" no Romacartoon, em Itália, em 2005.

Da vasta obra de Gilles Chaillet, infelizmente pouco traduzida em Portugal, destacam-se ainda  participações em séries como 'Les Voyages d'Alix' ('As Viagens de Alix'), 'Les Voyages d'Orion' ('As Viagens de Orion'), bem como a continuação de séries já iniciadas, e a criação de outras. Entre as séries que continuou ou criou, destacam-se 'Lefranc' , 'La Dernière Prophétie' ('A Última Profecia') , 'Le Triangle Secret' ('O Triângulo Secreto') ; 'Intox' ; 'Vinci' ; 'Les Boucliers de Mars' ('Os Escudos de Marte').

Quanto a Vasco, sem dúvida a mais emblemática das séries de Gilles Chaillet, as primeiras pranchas foram publicadas na revista 'Tintin' (francesa), em 1980, tendo o primeiro álbum sido editado em 1983, pela sua editora de sempre, a Le Lombard.

Depois da morte de Gilles Chaillet, em 14 de Setembro de 2011, foram editados dois álbuns, ambos ainda com argumento de sua autoria: ‘Le Village Maudit’ , desenhado por Frédéric Toublanc, que já tinha desenhado também ‘La Dame Noire’ e ‘La Mort Blanche’; e ‘Les Efants du Vésuve’, desenhado por Dominique Rousseau, ex-assistente de Gilles Chaillet, que entretanto terminara a série A Última Profecia. Tratam-se, respectivamente dos visésimo quarto e vigésimo quinto álbuns da série.

O trabalho de Dominique Rousseau foi bastante bem aceite, e perfila-se um novo álbum, com a segunda parte de ‘Les Efants du Vésuve’, e que terá como título de ‘La Cité Enservelie’.

Para um futuro mais próximo, e, de acordo com as revelações feitas por Chantal Defachelle, viúva de Gilles Chaillet, e colorista de sempre da série, fica-se a saber que Gilles deixou duas sinopses para as, prováveis, duas próximas aventuras de Vasco: ‘Les Citadelles de Sable’, e ‘Jean 1er le Posthume’. Tudo leva a crer que Dominque Rousseau, bastante elogiado, e considerado como tendo um estilo muito próximo de Gilles Chaillet, irá continuar no desenho da série. 

 

Couverture de Vasco -11- Le royaume interdit