Valérian agente espácio temporal

24-03-2017 18:49

Valérian agente espácio temporal

 

Começada a publicar na mítica revista Pilote, em 1967, a série Valérian foi criada por Pierre Christin e Jean-Claude Mézières.

Em março de 2011, com a chegada do álbum da 'Coleção Os Incontornáveis de Banda Desenhada', volume duplo contendo o tomo 19 ('Nas Imediações do Grande Nada') e o tomo 21, ('O Abre Tempo'), a que havia que juntar a leitura de 'A Ordem das Pedras' (20º) e o último 'Souvenirs de Futurs', os leitores portugueses tiveram acesso a mais duas histórias desta série fantástica, e sem que tenha havido um excessivo distanciamento temporal em relação aos mercados francófonos. 

Destaque, na história 'Nas Imediações do Grande Nada' para uma simpática homenagem dos autores a Hugo Pratt, e ao seu mais emblemático personagem com a aparição perfeitamente identificável pelo nome, mas sobretudo pela figura: Corto Maltese, aliás Molto Cortès, (pág. 46 do álbum). Ao fim de vinte e dois álbuns, a que se devem juntar ainda 'Pelos Caminhos do Espaço' e 'Maus Sonhos', Valérian e Laureline mudam... Resta ir relendo esta série, e ir acompanhando os trabalhos destes, excelentes, autores.