Os Piratas do Deserto, por Santos Costa

07-08-2012 20:30

No próximo dia 16, pelas 18h30, na Livraria Buchholz, em Lisboa, terá lugar o lançamento da obra “Os Piratas do Deserto”, adaptação livre da obra “A Formosa Judia”, de Emílio Salgari.

O autor da obra? O Português Fernando Jorge dos Santos Costa, o único português que passou para banda desenhada histórias daquele escritor, no saudoso ‘Mundo de Aventuras’, tais como “Os Tuaregues”, “O Último Tigre”, e “A Formosa Judia”. Segundo as palavras do próprio Santos Costa, as originais 32 pranchas desta última história deram lugar, a uma narrativa mais completa de 165 pranchas, sendo que o registo gráfico é o mesmo, tal como parte do material inicial também foi utilizado, mas a reformulação é total.

À primeira vista, e o próprio autor reconhece-o, parece evidente a influência, entre outros, de Hugo Pratt no desenho de Santos Costa. Influência essa que é ainda mais realçada por este álbum ser a preto e branco.

Para além da BD, Santos Costa tem-se dedicado também à escrita, ao jornalismo, à monografia, e à ilustração/cartoon.

Deixamos uma sinopse do álbum, bem como pranchas do mesmo, para que seja possível, a todos e cada um de nós, descobrir, ou redescobrir, a arte de Santos Costa.

À ASA, bem hajam pela aposta!

 

 

Sinopse

 Nos fins do século XIX, o coronel Flatters realizou uma expedição ao norte de África para fazer estudos dos caminhos de ferro, tendo esta sido dizimada pelos bandidos do deserto. Desconhecendo-se o que terá acontecido ao coronel, o Marquês de Sartena, um corso de temperamento aventureiro, vai organizar uma caravana com fim de descobrir o seu paradeiro. Para concretizar o seu objectivo terá de atravessar o deserto do Sara e passar por muitas peripécias recheadas de combates extraordinários, tempestades de areia e muitas outras aventuras empolgantes, onde também não faltam traições e paixões...