Marc Mathieu

09-07-2015 20:55

Marc Mathieu

A série ‘As Aventuras de Marc Mathieu’ foi mais uma série que em Portugal nunca foi completamente editada, apesar de apenas faltarem dois títulos para o seu final. Do mal, o menos, pois as histórias são fechadas, não havendo continuação entre elas. Com argumento e desenho de Dominique Hé, nascido em 1949, em França, trata-se de uma série de aventuras protagonizada por um arqueólogo, Marc Mathieu, que se faz acompanhar dos seus dois amigos: Prof. Hébert e Youssef.
Toda a acção decorre sobre um pano de fundo de mistérios e enigmas históricos, onde as seitas e grupos secretos misturados com alguma fantasia e mitologia q.b., transportam o leitor (a mim, pelo menos) para uma leitura bastante agradável.
A descoberta de um artefacto antigo ou a investigação de uma civilização ancestral são o detonador para o início de cada aventura e onde, durante o desenrolar da trama, vamos conhecendo factos históricos, mas também algumas teorias ligadas a povos já desaparecidos, o que aguça o interesse pela aventura, sem contar com a natural curiosidade humana no que é desconhecido e mais sagrado.
Para isso também ajudam os locais dos enredos: Egipto, Creta e América Central; sítios onde a história de civilizações antigas com os seus mitos e rituais religiosos criam uma atmosfera cativante para o leitor.
Todos os livros editados em Portugal, entre 1982 e 84, são da Editorial Futura, que lançou 4 livros, sendo que a 1ª aventura, O Falcão de Mú, está dividida em 2 volumes. Boas leituras.
Foram publicados os seguintes títulos:

O Falcão de Mú (2 vol.) – Les Humanoides Associés, 1981/Editorial Futura, 1982
A Marca do Minotauro – Les Humanoides Associés, 1983/Editorial Futura, 1984
O Testamento do Deus Chac – Les Humanoides Associés, 1984/Editorial Futura, 1984
Le Signe de Shiva – Les Humaoides Associés, 1985
Le Retour de Tangata Manu – Les Humanoides Associés, 1987

 

por Pedro Gomes