Jeremiah - Zone Frontière (Zona Fronteira)

20-12-2015 23:36

 

 

A série Jeremiah tem como pano de fundo uns EUA devastados por uma guerra civil racial, e, consequentemente desagregados, afectados igualmente por problemas atómicos.

Com um ‘governo central’ pouco eficaz, na sua tentativa de restaurar a unidade, a ordem, e a lei, a série presta-se aos mais variados cenários, regra geral muito bem conseguidos pelo magistral Hermann.

Nela abordam-se uma panóplia de temas, que vão da antecipação cientifica, à pedofilia, à prostituição, à corrupção, ao crime organizado (e ao pouco organizado, também), à extorção, aos conflitos raciais, à ineficácia do referido poder central, aos abusos dos poderes locais, dos ricos e dos poderosos, às seitas e ao fanatismo religioso, ao fantástico, etc.

A série tem igualmente álbuns com cenários mais inesperados, e mais incomuns (para a generalidade da mesma), como são exemplo o, editado em Portugal, E se um dia a Terra..., ou Zone Frontière (Zona Fronteira).

A história deste álbum gira em volta da procura, e do reencontro, de Jeremiah com Lena Toshiba, e, consequentemente, do cruzamento, e conflito, de Jeremiah e de Kurdy com o grupo onde Lena se encontra inserida, grupo esse que capturou, e guarda, com o objectivo de lucrar com esse facto, algo verdadeiramente singular...

Em Zone Frontière há uma, muito vaga, semelhança com temas tão mal abordados, e mesmo tão mal conseguidos, em álbuns de outras séries, que transformaram os mesmos álbuns em autênticas aberrações.

Na querendo adiantar muito mais, até porque não há muito mais para adiantar nesse campo, e visto que, como tantas vezes, o que não se vê eleva a qualidade da obra, deixamos a capa, e algumas vinhetas desta aventura.