Gilbert Gascard: Tibet

02-03-2017 18:51

Tibet, é o pseudónimo de Gilbert Gascard, criador das séries Chick Bill e Ric Hochet. Nasceu em Marselha, França, a 29 de outubro de 1931, tendo, ainda durante a sua infância, ido viver para a Bélgica, país que o consagrou na 9ª arte.

Depois de uma passagem, em 1947, pela Walt Disney Studios, e de ter trabalhado nos estúdios Hergé, Tibet entra para a revista Tintin, onde cria a sua primeira história (Yoyo Escapou) com argumento de André-Paul Duchateau, com quem inicia uma relação profissional profícua e cheia de sucessos. Além desta pequena história (4 pranchas), introduz nas páginas da revista Tintin, 'Jean-Jean et Gigi', 'Titi et Tutu' e 'La Famille Petitoux'.

Em 1953, cria a série Chick Bill, onde se destacam, além do cow-boy que empresta o nome à série; Petit Caniche, o jovem índio Sioux, amigo inseparável de Chick Bill em todas as suas aventuras; Dog Bull, o xerife de Wood City (Arizona) e amigo de Chick Bill; e Kid Ordinn, adjunto do xerife, a personagem cómica, infantil, e que rivaliza em cretinices, com o cão de Lucky Luke, Rantanplan. Foram publicados pela Le Lombard 70 álbuns, o primeiro (Chick Bill contre "l'invisible") em 1954 e o último em 2010 (Qui veut gagner des filons?).

Só em 1955 nasce Rick Hochet. Primeiro, o comissário Bourdon, com base na personagem de Georges Simenon, o inspector Jules Maigret. Depois, aparece Rick Hochet, inspirado num vendedor de jornais, e que se torna no repórter do jornal La Rafale, com uma queda particular para o mistério e investigação criminal. As duas personagens aparecem em dezembro de 1958 na revista Tintin, em pequenas histórias, sob o titulo Relevez le gant!. O primeiro episódio de Ric Hochet, Signé Caméléon, é também publicado na revista, ainda antes da editora Le Lombard publicar em setembro de 1963 o álbum percursor da série, Traquenard au Havre. Desta série foram editados 78 álbuns, sendo o último A la poursuite du griffon d'or publicado em setembro de 2010. Além de ter trabalhado nestas duas séries, Tibet também produziu Globul le Martien e Alphonse (argumento de René Goscinny) e Mouminet ( argumento de Greg). Em 1958, cria "Junior”, o líder do Club des Le Peur-de-Rien a sua nova série. Esta banda desenhada surge em Ons Volkske / Chez Nous Junior. A ultima série criada por Tibet, foi Aldo Remy, dos quais três álbuns foram editados pela Glénat, partir de 2006.

Gilbert Gascard, mais conhecido como o Tibet, faleceu na noite de sábado, de 2 de janeiro de 2010, com 78 anos.