Cavaleiro Ardente

30-03-2015 15:46

Esta série é da autoria de François Craenhals (argumento e desenhos).

Ardente, proprietário do feudo de Rougecogne, é o filho do nobre Eleutério de Walburge, vassalo do Rei Arthus. Leal, destemido, generoso, mas também de feitio bastante impetuoso, Ardente encontra-se apaixonado por Gwendoline, a filha do Rei Arthus. Este, que deseja um outro tipo de relacionamento, e de casamento, para a sua filha, opõe-se frontal, e determinantemente, a qualquer relação entre os dois jovens, apesar de a paixão de Ardente encontrar eco em Gwendoline. Sempre com o intuito de afastar os dois jovens um do outro, o Rei Arthus irá enviar Ardente nas mais perigosas, e longinquas missões, que o levarão a  Constantinopla, às estepes europeias e asiáticas, ao médio oriente, e a vários outros locais. 

Os principais amigos, e mais constantes companheiros de aventuras, de Ardente são Gaudin, Bradoc, e Volsungs, sendo igualmente dignos de referência Illioutchka, e o Principe Youri.

Esta série apareceu pela primeira vez na revista Tintin, em 1966, tendo chegado a Portugal, também pela revista Tintin, três anos mais tarde. Várias outras aventuras seriam igualmente publicadas na edição portuguesa da revista, nos seus almanaques, e numeros especiais, bem como na revista Mundo de Aventuras.

O primeiro álbum da série, Le Prince Noir, foi editado pela Casterman, em 1970. Em Portugal seria editado pela Livraria Bertrand, em 1982, com o titulo O Principe Negro. Entre 1985 e 1987, a Verbo editaria os quatro álbuns seguintes da série (Os Lobos de Rougecogne, A Lei da Estepe, A Trompa de Névoa, e A Harpa Sagrada).