Blueberry em A Mina do Alemão Perdido

09-09-2016 17:08

Blueberry em A Mina do Alemão Perdido

 

Este é o primeiro álbum de uma história composta por dois volumes e que foi pela primeira vez publicado em 1972.

Jean-Michel Charlier apresenta-nos uma magnifica narrativa preenchida de suspense e com uma forte carga emocional, cuja determinação nos é transmitida através das características de cada uma das personagens e com as quais nos vamos envolvendo ao longo da história. Desde “Prosit” Luckner, a MacClure, passando pelos dois caçadores de prémios e ao próprio Blueberry, somos empurrados entre o bem e o mal, entre o aventureiro e o oportunista, entre o invasor branco à procura do ouro e os nativos índios quase desaparecidos. Ao lado de Charlier temos um Jean Giraud (Gir), que o acompanha desde o primeiro álbum da série, com um desenho já numa fase de maturidade plena.

A história tem inicio em Palomito, uma povoação junto à fronteira mexicana varrida pelo vento quente do deserto e para onde Mike Blueberry é destacado, por influencia do General Allister, afim exercer a função de Marshall. Logo na 2ª prancha surge-nos o autointitulado Barão Werner von Amadeus Luckner, figura sem escrúpulos e capaz de tudo para atingir o seu objectivo.

A Mina do Alemão Perdido tem o seu desenlace no álbum O Especto das Balas de Ouro também este publicado em 1972 pela Dargaud. Em Portugal a Meribérica editou os dois volumes em 1988 e mais recentemente a ASA/Público editou as mesmas obras em Julho de 2008.

J.M.Charlier inspirou-se não só no western americano Mackenna's Gold (1969), que tem nos principais papéis Gregory Peck e Omar Sharif, mas também na lenda americana da mina do holandês perdido e no livro de James Oliver Curwood, The Gold Hunters (1909).