Bernard Prince no Mundo de Aventuras

02-03-2015 08:25

 

Por Pedro Gomes

 

Decidi iniciar esta colaboração no BD2U escrevendo sobre um dos meus heróis favoritos: Bernard Prince e seus companheiros, Djinn e Barney Jordan. Para além disso, homenageia o próprio nome do site, Mundo de Aventuras.

Creio que a maioria dos fans de BD e desta série já conheça e tenha lido os vários álbuns, 12 (um duplo), que foram publicados em Portugal, ao longo dos anos. Assim, ao vasculhar o baú, deparei-me com uma das revistas do MA (foram 3) que contém uma das aventuras deste trio. Publicada em Portugal em 1980, esta história foi criada em 1977, fazendo parte de um lote aventuras breves que eram publicadas na Revista Tintin belga.

‘O Rapto de Djinn’ situa-se, cronologicamente, entre o álbum ‘Objectivo: Cormoran’ e ‘O Porto dos Loucos’.

A história é curta e simples: após receberem o dinheiro do seguro para a construção do novo Cormoran (o antigo tinha sido destruído em ’Objectivo: Cormoran’), Djinn é raptado por alguém (ou um grupo) que exige um resgate pela sua libertação. Uma parte da acção é passada nos esgotos da cidade, onde Prince e Barney perseguem o(s) raptor(es).

Não irei contar o final, para não estragar a leitura, mas tudo acaba bem, garanto, e até com um pouco de humor à mistura.

Em suma, para além de podermos ter acesso a mais uma história de Bernard Prince publicada em Portugal, desfrutamos da arte de Hermann, apesar da fraca qualidade da impressão da revista do MA.

Outras histórias foram publicadas pelo MA, como já antes foi referido. As revistas Nº 401 e 506, da 2ª Série, contêm uma e seis histórias, respectivamente, todas elas breves. A seguir uma lista das aventuras publicadas nas duas revistas MA.

Boas leituras.

 

 

MA nº 506, tamanho A4                                     

 
- Bilhete surpresa                           
 
- Operação «Casados de Fresco»
 
- A terceira testemunha
 
- Uma lanterna para um pequeno polegar
 
- A fuga do Cormoran
 
- Especialidade da casa
 
 
 
  
 
 

MA nº 401

- Barney em apuros