A Sombra do Corvo

27-03-2017 22:08

A Sombra do Corvo

 

Estive a pensar numa história que me tenha surpreendido e agradado bastante para poder responder ao desafio do meu amigo Diogo e deixar aqui o meu testemunho. Claro que existem muitas histórias em BD com as quais delirei e várias vezes li e reli. Lembro-me de uma com qual me divertia cada vez que lhe punha as mãos. Estou a falar do Chick Bill em A Arma Secreta de Kid Ordinn, é um pagode!!! Mas esta fica para outro dia, está prometido.

Hoje vou escrever sobre A Sombra do Corvo, argumento e desenho de Didier Comès. Saiu na revista Tintim, 14ª ano. O cenário é a 1ª guerra mundial, algures em França no meio de um bosque. Os planos e o enquadramento das cenas são fantásticos e transmitem a sensação de estarmos no meio do duelo bélico entre alemães e franceses. O dom na utilização da cor também é aqui evidenciado na sua forma mais pura e natural. Depois temos os traços de cada uma das personagens, sejam elas secundárias ou principais, em que as suas expressões nos conduzem à ansiedade, ao medo, ao espanto e à incerteza. O que nos trás a história?

O ataque surpresa dos franceses a uma companhia de alemães perdidos no meio da floresta. São disparados canhões na direção dos germânicos e de um momento para o outro saltam corpos, fumo, pedras e poeiras. Depois é o silencio e seguimos o único sobrevivente alemão, vagueando, perdido no meio de um cenário desolador até que se depara com uma mansão rodeada de árvores frondosas e cheias de cor. Depois...

...vale a pena ler esta excelente história de Comés. Não está editado em Portugal em álbum, no entanto, foi publicado na revista Tintim em 1982 até ao último número em que a revista saiu. Tivemos a sorte de ler o fim de um conto e a tristeza de assistir ao fim de uma era que durou 15 anos.

título original: L'Ombre du corbeau

ano da 1ª edição: 1981

editora: Le Lombard

autor: Didier Comès